segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nossos pets

Ola pessoal
todos sabem que amo bichinhos mas principalente gatos e acho inclusive que este são discriminados pois poucos são os que gostam de gatos, a midia nunca fala deles nunca teve um programa de tv que ensine ou de dicas de como cuidar do seu gatinho e ate as publicações sobre o assunto são poucas.
Mas, eu fuçando a net achei coisas interessantes que quero compartilhar aqui.

Cuidados Essenciais
Tudo o que o seu gato precisa, de forma bem resumida.
Alimentação

Ração seca, de preferência de boa qualidade, com prevenção de problemas urinários. Ração úmida também pode ser dada, mas observe se o gato não apresenta nenhuma reação adversa. Petiscos industrializados e próprios para gatos são permitidos, mas não devem substituir a comida. Ração de cachorro é prejudicial à saúde do gato, pois não possui taurina. Leite, peixe, carne e outros alimentos humanos devem ser evitados. Nunca dê comidas gordurosas, chocolate ou cebola para o seu gato.
A ração deve ser deixada à disposição do gato, assim como a água, sempre fresca. Gatos não comem de uma só vez como os cães, mas sim aos pouquinhos, daí a necessidade de estarem sempre se alimentando.
Higiene

O gato é um animal limpo por natureza, e não gosta de lugares sujos. Ele precisará de uma caixinha para fazer as necessidades. Essa caixinha pode ser forrada com jornal, que é mais barato mas tem que ser trocado com uma freqüência muito grande. Prefira as areias sanitárias à venda no mercado. As areias tipo "scoop" ( bem fininhas ) são as melhores, pois formam torrões firmes e evitam desperdício. Mantenha a caixinha sempre limpa, ou o gato provavelmente irá procurar outro lugar para usar de banheiro.
Banhos não são necessários em animais de pelo curto, a não ser que o gato esteja muito sujo ou com dificuldades para se limpar. Gatos de pelo longo devem ser banhados regularmente e escovados todos os dias.
É recomendável manter as unhas aparadas, com tesoura própria para gatos. Olhos e ouvidos devem ser limpos conforme a necessidade. Use somente soro fisiológico para limpar os olhos. Nos ouvidos, pode-se usar algum produto específico.
Vacinação

O gato deve ser vacinado anualmente com uma destas três vacinas:
- tríplice ( calicivirose+panleucopenia+rinotraqueíte )
- quádrupla ( calicivirose+panleucopenia+rinotraqueíte+clamidiose )
- quíntupla ( as quatro anteriores+leucemia viral felina ou FeLV )

Os filhotes tomam duas ou três doses de vacina em seus primeiros meses de vida, conforme a orientação do veterinário.
A vacinação contra a raiva é obrigatória na maioria das cidades brasileiras, mas não é necessária em animais que vivem dentro de casa, sem contato com os da rua, ou outros mamíferos, como o morcego.
Vermifugação

Assim como os cães, os gatos também podem ser infestados por parasitas, e devem ser vermifugados a intervalos regulares.
Outras Dicas:

- Manter o gato dentro de casa sempre, para evitar acidentes, maus tratos, envenenamento ou viroses.
- Telar janelas, varandas, e qualquer outro local de onde o gato possa cair:
- Castrar é uma necessidade, pois além de evitar a superpopulação, garante que o animal não terá no futuro problemas como câncer de mama, de próstata, etc. 
(tirado do site http://www.gataria.com.br/cuidados.htm)

2 comentários:

  1. Adorooooo gatos!
    eu tbem acho que são discriminados...todo mundo só fala sobre cães, tbem gosto deles mas poxa os gatinhos merecem mais atenção.
    Parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucia, olha eu aqui retribuindo sua adorável visita!!! Amei esse post!!! Aqui em casa somos apaixonados por gatos e hoje chegou mais um aqui... Já temos 2, o Fidel e o Betinho e hoje chegou o Juca!!!Bem fofinho!!! É uma pena que muitas pessoas sofram desse preconceito contra os felinos, é uma bobagem pq são dóceis, amáveis, sinceros, gato é tudo de bom!!! Inclusive são extremamente limpos, nunca precisei ao menos ensiná-los onde fazer suas necessidades... E só deixar a caixa sanitária lá no lugar e PRONTO, automaticamente eles vão lá! Não é o máximo?
    Ah! Quanto ao passo-a-passo do jogo americano, para honrar seu pedido, pretendo disponibilizar no blog, como não tenho a didática como ponto forte, prometo me esforçar, OK?!
    Sigo para não perdermos contato!
    Desejo uma semana abençoada e produtiva!!!
    Beijos
    Ligia

    ResponderExcluir

Seu coméntário me deixa muito feliz!