terça-feira, 29 de novembro de 2011

UM POUCO DE HISTORIA

Origem do Natal e o significado da comemoração

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio


Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).


Hoje estou participando do mosaico da Rê e é aniversário dela!! Parabéns querida Rejane que Deus continue abençoando sua vida e mantenha você esta pessoa linda e generosa que és!!!

19 comentários:

  1. Oi Lucia, sou nova por aqui. Gostei muito do seu blog, dá vontade de ler sem parar. Voltarei outras vezes.
    Beijos
    Evelyn

    ResponderExcluir
  2. Posso levar seu link para postar numa comunidade do Orkut???
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucia, é a Vi, é bom contar essa historia para as crianças, para elas conhecerem a origem de certos costumes.
    Se bem que quando eu era criança nem queria saber porque se montava arvore de natal, fazia parte do ritual,arvore,ceia, panetone, e presentes.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucia , acabamos de ler eu e minha Julia , adoramos viu ?
    Já mandei o presente da minha amiga secreta , hehehe , bjimmm Lucia fica com DEus

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga
    é bom saber a historia né! muito legal!
    td minha familia, tanto do lado materno quanto paterno, é de origem alemã! e as tradições do natal eram levadas ao pé da letra na casa dos meus avós, a gente adorava!
    Lindo dia
    bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Otima explicacao sobre o Natal, Lucia. Essa e sua arvore de Natal?

    meu email e gigialvesmelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Que bom saber um pouco mais da história de natal amiga!!!

    bjuss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Que legal propagar a história. Nunca é demais para os mais novos entenderem não é mesmo?
    Aquela árvore é sua???
    É linda!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá Lucia, tudo bem?

    Adorei as explicações sobre a data do Natal, e sobre a origem do Papai Noel, muito lindas.

    Aos poucos vou tentar explicar para os meus netinhos.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucia, adorei a história!
    Vim dar notícias da troquinha, vou postar a minha na segunda-feira dia 05/12, minha amiga secreta mora aqui pertinho,rsrsrs...(mistério)!!! Ainda não recebi a minha, mas acho que todo mundo estará colocando no correio por estes dias...
    Ah! Tem um selinho pra você lá no meu bloguinho, passa lá e pega...é com muito carinho, viu?!
    Bjinhuss...
    http://cantinho-dafabi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Que competência a sua, amiga! Esse histórico sobre o Natal arrasou.
    Já recebi o meu presente da amiga secreta, já posso divulgar e agradecer. Responda rápido, pois estou muito contente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucia
    Adorei, quanta informação sobre o Natal.
    Vou passar adiante.
    Beijo
    Roseli

    ResponderExcluir
  13. Oi Lúcia, td bem?! valeu por sua visita lá no meu cantinho,e que bom q vc gostou! muito interessante seu blog, e já tornei sua seguidora viu?! voltarei sempre, e sinta a vontade quando quiser passear lá no meu blog...Bjus
    http://fuloarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oeeeeeeeeeeeeeee.........a minha amiga já recebeu o amigo secreto dela, hehehe........ a Ninita é a Maruzia, super legal, gostei por demais que foi ela quem recebeu os meus presentinhos.

    Agora só falta eu receber o meu.

    Bjks

    Sonia

    ResponderExcluir
  15. Olá participo do blog Blogueiras unidas meu número é 1232 e vim dar uma forcinha para você seguindo o blog. Achei ele lindo, parabéns.
    De uma forcinha para mim tambem. Bjus

    http://ladydarlla.blogspot.com/

    Aproveitando te convido a participar do sorteio que está rolando no blog.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom saber um pouquinho mais desta data.
    Obrigada querida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá querida, sou blogueira Unida nº94(dayanecroche.blogspot.com).Vim conhecer e seguir seu cantinho, é td lindo por aqui, parabéns. Convido vc a me seguir tbm espero sua visita, deixe seu nº e nome de seguidor tá.Bjs Day

    ResponderExcluir
  18. Oi Linda, obrigada pelo recadinho e parabéns pelo sucesso da brincadeira. Beijos.

    ResponderExcluir

Seu coméntário me deixa muito feliz!