terça-feira, 19 de junho de 2012

Volta ao Passado

Olá meninas

Há momentos que nós remetem a um passado distante, às vezes feliz outras nem tanto e um desses momentos surgiu quando vi algumas fotos antigas.
É saudável relembrar o passado e reconhecer nossas raízes e se alguns anos atrás eu tivesse a noção de beleza e valor do passado como tenho hoje eu seria uma colecionadora de antiguidades.

Lembro que quando criança éramos muito pobres e certas coisas só existia na casa dos "ricos" como a tv
Esse modelo tinha na casa de uma tia "rica" e ela não deixava ninguém por a mão...
Lembro que mulher "direita" como falava minha mãe, usava anágua por baixo da roupa. Acredito que alguma avó idosa ainda use, pois era peça que não podia falta.
Ainda bem que quando fiquei moça essa peça já não era tão importante, mas lembro que tive que usá-la com algumas saias.

Fiz  muita força puxando o escovão. É minha mãe conseguiu um com uma “patroa” dela e ai o chão lá de casa tinha que brilhar, eu colocava um pano de lã em baixo dele para dar o lustro mais fácil.
Esse eu ainda tenho, ta lá guardado pra lembrar-me dos tempos difíceis.


E passar roupa então, era um dilema... Faz fogo lá no quintal para ter brasa pra colocar dentro do ferro, minha mãe ainda guarda o dela e eu já estou de olho

Eu lembro que minha irmã mais velha logo que ficou moça compro um toca-discos, sim, pra ouvir os discos de vinil e ela trancava o tal toca disco dentro do guarda-roupa dela pra ninguém mexer, era uma preciosidade.
Igualzinho esse ai


Minha irmã que começou a trabalhar cedo em "casa de família" como se dizia na época comprava de vez em quando algumas coisas diferentes que eu ainda criança achava o Maximo. Mas ela era ciumenta de tudo e não me deixa usar seus talcos e pó de arroz. Eu me lembro desse cheiro como se fosse hoje.

Quem já passou dos quarenta e era de classe baixa, pobre mesmo, deve lembrar-se desse objeto

Sim, o mal cheiroso "pinico". Na minha época de criança era muito usado, pois não tínhamos banheiro dentro de casa e a noite ninguém saia para fora por causa da escuridão, então tínhamos um pinico que éramos obrigado a usar e pela manha lavar com sabão e palha de aço pra tirar o cheiro...Eu detestava!

E por final, mas não menos importante lembro de dois objetos que eram do meu pai, o pente masculino e o aparelho de barba que era um luxo na época

Bons tempos...
A vida era mais difícil, mas também mais divertida e me trazem muitas lembranças boas. E vocês recordaram a infância?
Beijo meninas e boas lembranças

Quem ainda não esta participando do sorteio não esqueça de clicar aqui  e participar.
Me ajudem, divulguem.

52 comentários:

  1. Nossa querida isso tudo tinha na minha casa, é claro, as coisas pobres, a tv eu tinha 7 anos qdo foi comprada, o aparelho de barba e a navalha do meu pai fazer barba estão comigo, guardo com relíquia, e tantas outras, o tempinho bom né? Obrigada por me fazer recordar bons tempos. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Q post bacana Lucia, adorei nem tudo q foi citado era da minha epócas, mas a tv lembrei bem, devia ser bem pequenininha, quando ia pra casa do vizinhos ver tv, pois não tinhamos em casa rsrrsrsrs bons tempos, bjs ah tem sorteio novo lá no blog, passa lá e participa bjs

    ResponderExcluir
  3. AI, QUE VIAGEM COLEGA!! O ESCOVÃO, O PENTINHO DE BOLSO, O BARBEADOR DE LÂMINA, O FERRO EM BRASA E O PENICO DE ÁGATA, ESSES TODOS EU CHEGUEI A VER E ATÉ UTILIZEI. QUE BACANA RECORDAR!!
    COLEGA... ACABEI DE LANÇAR EM GAM DOLLS, MEU PRIMEIRO CONCURSO CULTURAL. PASSE POR LÁ E DÊ UMA ESPIADINHA. ESTÁ BEM BACANA! E SE DESEJAR, PARTICIPE! SERÁ MUITO LEGAL TÊ-LA POR LÁ TAMBÉM!
    TENHA UMA LINDA TERÇA!

    ResponderExcluir
  4. Voltei ao passado agora, até parece a historia da minha infancia. É bom relembrar .
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
  5. Lucia obrigada por esses momentos de nostalgia, principalmente porque muitas delas fizeram parte da minha vida. Mas meu saudoso pai tinha um pente igualzinho a este.

    ResponderExcluir
  6. Eu me recordo de vários momentos da minha infância e hoje posso dizer sem medo: eu era feliz e não sabia.
    Adorei seu post, me trouxe boas recordações.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Tudo isso era da minha época de infância, a gente morava no sítio e mal teve um rádio que meu saudoso pai comprou para ouvir a copa de 1970 e o programa "balança mas não cai", "O Direito de Nascer"...aff fui no fundo agora hein? Essa TV a gente nem conhecia, agora os talcos, o ferro e o escovão são velhos conhecidos...o pinico então nem se fale...kkkkkkk Seu post foi maravilhoso, obrigada por proporcionar momentos tão amados...bjs!

    ResponderExcluir
  8. Apesar de que não tive uma infância nada feliz, lembro-me perfeitamente destas coisas!!! Televisão eu só fui ter depois do primeiro filho!!! Mas é gostoso olhar estas coisas!!! Lembramo-nos que fomos crianças um dia. Ui, tô triste hoje!!

    ResponderExcluir
  9. Legal demais recordar as coisas antigas né?

    bjo

    filhadejose.blogspot.com

    convido você a participar do desafio do blog fotosdequinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post ficou muito bom beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu post.

    Minha mae as vezes ainda usa anagua, ela ainda nem tem 60 anos je je.

    Tambem usei escovao, cuando mudamos para o Paraguay nao tinha luz eletrica e usavamos o ferro a brasa, mas a gente esquentava ele na chapa do fogao.

    Meu pai ainda usa ese aparelho de barba automatico, ja ta todo meio gasto mas ainda funciona. Meu marido usa aquel mais comum de tres parte. je je

    ResponderExcluir
  12. Muito boa essa ideia voltar ao passado através da blogagem.
    Muitas das coisas que você postou eu lembro e já usei ( o bendito escovão kkk)..muito bom mesmo, pura nostalgia amiga!
    Ah...dá uma olhadinha no meu post http://casadebonecadecor.blogspot.com.br/2012/06/visita-de-uma-amiga-blogueira.html

    bjuss

    ResponderExcluir
  13. Que história emocionante! Também conheço muitos objetos daqui, só faltou a radiola! Tenho uma foto de quando criança, de uma lado a radiola e outro a inesquecível TV Telefunken! Legal!!!!
    beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  14. olá,lucia vim seu comentario no meu blog não conhecia seu blog mas gostei muito daqui, obrigado pela visita e pelo convite mas confesso que sou nova no meio e ainda estou aprendendo ja consegui postar uma vez no mosaico da Rejane no casa corpo e cis leio o blog da elaine gaspareto um pouco de mim e outros mas confesso que ainda tenho dificuldades varias vezes enrosco e não consigo poatar mas vou tentar novamente, ah adorei esse tema que vc escolheu de volta ao passado muitas coisas não cheguei a usar mas me lembro de meus pais algumas me dão profunda alegria traz recordações maravilhosos me lembro do meu avô e da minha avó e mais eu tive a graça de conviber toda a infancia com minha bisâ e bisô minha bisa nos deixou faz só 8 anos e muitas destas coisas me lembram deles adorei recordar bjos Renata...

    ResponderExcluir
  15. Oi querida...muito legal o post,o qual me lembrou muitas coisas,apesar de nao ter usado todas essas coisas,ja ouvi muito falar hehehe e seu blog,adorei...por isso ja estou seguindo e agradeco a visita e o convite para o mosaico...vou pensar em algo bem legal e arrumar um tempo pra fazer um post a altura do seu,que ficou muito show...
    Obrigada pelo carinho mais uma vez...
    Beijinhos

    SHaron

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucia, é a Vi, falando sobre televisão, meu pai montou uma televisão, então apesar de não termos condições financeiras para comprar uma TV, graças aos conhecimentos do meu pai tivemos acesso a modernidade.
    Quando surgiu a TV em cores, suspirávamos por aquilo, e quando sabíamos que alguém tinha uma, fazíamos de tudo para "visitar" a pessoa, mas logo ficávamos frustrados pois a tal TV em cores não passava de uma mascara colorida que colocavam em frente da tela, TV em cores era um super luxo que só uma minoria tinha acesso.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  17. Oi Lúcia, fiz minha postagem, mas não consegui linkar, pois não achei onde inserir .
    o link é este :http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/2012/06/mosaico-volta-ao-passado.html
    quando tiver normalizado, me avbisa que volto pra inserir.
    bjim !

    ResponderExcluir
  18. ola flor
    obrigado pelo convite,
    eu também adorei a TV de perninhas, uma coisa que lembre muito a minha infância,è aqueles cachorros de gesso em tamanho natural,vc jà viu ??
    a minha tia tinha dois, não se podia nem passar a mão nos bichos rsrs
    nao vi o mosaico,
    mas claro que quero participar.

    baci

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu, que pena! O link ficou quebrado! Avisa se for voltar ok?
    obrigada,

    ResponderExcluir
  20. Ola Lucia, voce me trouxe muitas lembrancas maravilhosas, tem um olhar cativante. Eu mudei bastante, sao memorias de um passado amado e nao voltará...
    Um grande abraco.

    ResponderExcluir
  21. Olá já estou participando do seu blog!! A minha avó tinha todos essesm itens!! Mas o que mais me lemnbrei foi o cashmere bouquet!!! bju

    ResponderExcluir
  22. Parece que foi a tanto tempo né.. conto pros meus filhos que televisão se via na casa do vizinho e eles nao acreditam. Tenho uma cicatriz pois fui raspar a perna com este tal aparelho de barba. Lá em casa se usava mistral em bastão, desodorante. Minha mãe enrolava o cabelo com cerveja para ficar durinho .. sutia se comprava na feira, aqueles de espuma e bicudos...e por aí vai. Beijos Dária

    ResponderExcluir
  23. Oi Lúcia,
    que lindo post, adorei! Me lembro de alguns deste objetos, voltei agora a minha infância e vc disse bem se a gente soubesse o valor das antiguidades teriamos colecionado muitas coisas, me lembro que lá em casa tinha uma "radiola" linda, enorme, de madeira toda torneada não sei que fim levou, mas tenho certeza que é um móvel muito valioso.Amiga muito obrigada pelo convite pra participar do sorteio, mas no momento não vou consegui seguir todas as regras, então peço desculpas mas fica pro próximo, espero que vc entenda.
    Beijos
    Lola

    ResponderExcluir
  24. Oi Lúcia.
    Muito legal o seu post!!
    Certa vez em casa de meu avô,um desses ferros de engomar me fez um estrago...me queimei feio. Tive a cicatriz por muitos anos,mais como tudo passa,sumiu : )
    Ah,meu pai "manteve" um pente desses durante bastante tempo...era de estimação,rsrs
    Tenha uma boa sexta feira,
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Oi Lucia, passo para retribuir a visita e agradecer.
    Me deparo com essa delicia de recordação! lembro-me de tudo, até do pinico!
    Tempos muito dificeis, mas também sinto saudade.
    Voltarei mais vezes. Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oii td bem?
    Seja muito bem vinda!!
    Também gostei muito do seu cantinho, parabéns.
    Nossa quantas lembranças né, eu não nasci nesta época, mas ja me lembro com saudades de algumas coisas da minha infância, muito legal.
    Hoje estou quase indo pra cama rs e o meu fim de semana vai ser meio corrido, mas assim que der divulgo o sorteio no meu blog.
    beijão

    ResponderExcluir
  27. KKKKKKKK, como é difícil admitir que estou ficando velha. Vi tudo isso e alguns como o escovão até usei, lembro que ficava em cima e minha irmã me empurrava. O pinico vi em casas de sitio dos meus tios e o ferro também, nossa como o tempo passa.
    Adorei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  28. Ai, Lúcia! Que postagem mais gostosa! Tem coisa que eu não cheguei a ver e tem coisa que eu já nem me lembrava mais. Mas, o escovão era triste, não? A gente ficava com as costas doendo depois de "dar lustre" no chão. Sabe, a não ser pela saúde física, que, inevitavelmente, já não é a mesma, eu não esquento a cabeça de estar ficando velha, não. Quanta história a gente vai colecionando, quantas lembranças e saudades!...Acho que tudo depende de como a gente encara este tempo louco passando e a idade chegando, não é?
    Presenteie a gente com outras postagens como esta! Amei!
    Um ótimo final de semana para você!
    Abraços.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Eu sou suspeita prá falar, porque sempre vivi com o pé no passado... eu sempre disse que nasci numa época errada... rsrsrsrsr. Achoq ue com a chegada da tecnologia e da modernidade, tudo ficou mais frio ;o(

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  30. Nossa que legal em casa era assim tb...
    bjs e um bom final de semana

    Miltes

    ResponderExcluir
  31. Meu pai tem um aparelho desse de barbear até hoje! rsrsrs

    Eu não sou dessa época, mas minha avó e minha mãe sempre me contam como a vida era bem mais difícil antigamente!

    Beijo

    ResponderExcluir
  32. Oi
    Querida
    Amei a postagem
    Bom recordar,obrigado
    Vim agradecer,seu carinho,sua gentil vst
    Vou ver o sorteio,obrigado pelo convite
    Bom final de semana
    Bjosss

    ResponderExcluir
  33. Meninaaaaaa!!!!
    F A N T Á S T I C O !!!!!!!! AMEI O POST QUE ME TROUXE BELÍSSIMAS RECORDAÇÕES.
    Vivi todos esses momentos e tenho histórias para contar, aliás, quem viveu e conviveu com esses objetos tem muitas histórias, cada uma melhor que a outra...rsrsrs

    Estou te seguindo

    Sou BU 1988

    http://panoseart.blogspot.com

    Bjos no coração

    ResponderExcluir
  34. ADOREI A IDEIA AMEI .TO TE SEGUINDO ME SEUE TAMBEM IVONEBRASIL.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  35. Oi Lucia, Adorei conhecer seu blog, esse post de hoje está nostalgia pura...
    Me lembro muito de varios itens da sua lista, mas o escovão de chão e o meu favorito, tinha na casa de minha Avó adoravamos dar brilho no chão com ele, o pinico tbm não faltava por lá, na época não era nem banheiro era uma latrina, que eu morria de medo de sentar e cair... Gostei de lembrar. Venha conhecer meu blog estou fazendo um lindo sorteio, bjs
    http://schandramosaico.blogspot.com.br/2012/06/chegou-o-dia-do-sorteio.html

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Lucia!
    Vim agradecer ao seu convite feito no outro blog do Clube Das Amigas Leitoras. Incrível, acabei de visitar o blog de uma amiga: Zizi Santoss e ela postou tantas fotos de um museu e ainda comentei que amo coisas do passado e tenho alguns objetos aqui em casa, sem o passado não teríamos o presente. :)
    Agora vou lhe seguir e ver com calma sua sugestão de postagens. Esta semana ainda estou sem o not, pois esposo está usando em outra cidade para terminar um curso, mas início de Julho tudo voltará ao normal e poderei participar perfeitamente.
    Se quiser conhecer meus textos venha ver em meu blog particular:
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/2012/06/principe-encantado.html
    Ficarei muito feliz.
    Tenha uma semana feliz e abençoada.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Lucia.
    Vim retribuir sua visitinha lá no meu blog. Adoreiii!! Já estou te seguindo, tá?
    E adorei tb este post de coisas antigas. Sabe q eu me lembro deste takco q vc colocou?! Minha vó tinha um desses, rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Oi Lucia, obrigada pelo convite! Tudo,mas tudo o que você postou eu conheci e usei, porque muitas coisas só tivemos quando grandes e outras viamos e não podiamos ter! Foi uma viagem ao tempo passado e valeu a pena! Ainda tenho a navalha de meu pai que guardo com carinho! bj Nina

    ResponderExcluir
  39. NOSSA AMIGA VC FOI NO FUNDO DO BAU MESMO NÉ,KKKKKKKKKK ESTOU NO MOSAICO SOU A NUMERO 7, TENHA UMA LINDA SEMANA,OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE DE TER MAIS UM LUGAR PARA DIVULGAR NOSSOS BLOGS,BJSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  40. Agradeço pelo convite, amo VINTAGE, não tem jeito! Que bom, encontrei seu blog, seu post e muitas amigas que gostam, como eu. Caso possam, no brechozin tem um post de propagandas antigas e outros...visitem....

    beijinssss

    ResponderExcluir
  41. Que boas lembranças vendo esses objetos, a TV eu só tive aos 16 anos porque eram muito caras...preta e branca e era um luxo!, minha mãe comprou em suaves prestações em 24 meses pode???
    Adorei a postagem e amei o blog...
    abração carinhoso

    ResponderExcluir
  42. Oi amiga, olha fiz uma menção do MOSAICO VOLTA AO PASSADO em meu blog e postei algumas fotinhos muito legais de coisas que marcaram a minha infancia e adolescencia tambem... bjs


    Izy

    http://izy-artecriativa.blogspot.com.br/2012/06/mosaico-volta-ao-passado.html

    ResponderExcluir
  43. Nossa verdade em Lucia? lembro que eu ia assistir a novela na casa da vizinha e antes da tv colorida a gente coloca uma tela azul ou vermelha na frente, a gente se esquece disso né? hj queremos só HD, inimaginável naquela epóca, bjs

    ResponderExcluir
  44. Gente, este post foi uma total volta ao passado!!! Há quanto tempo não ouvia falar de escovão e cashmere bouquet? Eu conheci mas não espalha... kkkkkkkk. Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  45. Olá Sandra, adorei esta postagem e fiquei louca a lembrar da chiquerrima tv antiguinha que devo confessar adoraria ter como íten de decoração em minha casa, pois adoro antiguidades, tanto é assim que é obvio que o ferro de passar roupa faz parte de uma de minhas aquisições...rs..., e realmente voltar ao passado para dar umas boas risadas sempre nos faz muito bem, portanto muito obrigada por me fazer gargalhar, amei!
    Gdes bjs!
    Ana Martins
    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Cheguei aqui a amei o post, lembro de muitas dessas coisas principalmente o pente sempre no bolso da calça ou da camisa dos homens da família, para que se ficasse sempre com o cabelo impecável.O cheiro do creme Nívea da minha tia, e o Leite de Colônia.

    ResponderExcluir
  47. Ixi eu vivi tudo isso... nossa sou do tempo que mamãe chamava calça de eslaque... rsss
    adorei seu post.

    ResponderExcluir
  48. Ohhh amiga que ótima idéia hein! Parabéns pela iniciativa. Também lembrei com saudades de meu pai ao ver o aparelho de barbear e o pente que ele sempre usava.

    Obrigada pela visita e volte sempre ao Caixinha de Botões da Oli em http://oliceia.blogspot.com.br

    Beijokas!

    Oli

    ResponderExcluir
  49. Nossa, quanta coisa legal, passei por tudo isso, nem sempre usando, mas foi do meu tempo, rsrsrs. E me trazem boas lembranças! Bjs etenha um lindo dia!

    ResponderExcluir

Seu coméntário me deixa muito feliz!