quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Responsabilidade, Você tem ?

Bom dia flores do dia!





Gabriela, minha filha, quando tinha cerca de dois anos de idade, costumava  tropeçar em qualquer objeto que estivesse a sua frente, ficar brava. Eu achava muito engraçado o que ela fazia. Certo dia, porém, parei para pensar e verifiquei que ao fazer isto estava incentivando-a a não ter responsabilidade sobre o seu modo de andar. Daí em diante, quando ela tropeçava, eu mostrava-lhe que não fora o objeto que a fizera tropeçar e sim a falta de responsabilidade nos seus atos ao não prestar atenção por onde andava; aos poucos ela foi sendo mais atenta ao modo de como andava e evitou assim cair freqüentemente.

Parece que nós muitas vezes, estamos atribuindo ao governo, empresários, pais ou familiares, Igreja, cônjuge, irmãos, filhos, ou a quem quer que seja, a responsabilidade por coisas desagradáveis que acontecem conosco. É verdade que algumas vezes não somos culpados de algumas coisas que acontecem, mas, é verdade também, que precisamos aprender a nos responsabilizarmos pelo o que acontece dentro do nosso âmbito de responsabilidade, para assim assumirmos uma atitude madura diante da vida.

Há um ditado que diz que a verdade dói. Creio que isto também tem contribuído para cada vez mais fujamos das nossas responsabilidades encobri-as com mentiras.
Porque somos capazes de tomar atitudes que trazem sofrimento para os outros e conseqüências para nós mesmos? Toda ação tem sua reação, se você “promete” algo a uma pessoa, ela vai te cobrar, e tudo que lhe é dado, inclusive a palavra, deve ser uma troca, quando essa troca passa a não existir, alguém sai mal, ou melhor, dizendo os dois saem mal.
No fundo, todo mundo sabe o que é certo e errado. Você pode até fazer algo errado, mas saiba que terá conseqüências. Mesmo as coisas certas têm conseqüências. O importante é saber que, para o bem ou para o mal, você é o responsável por seus atos.

O objetivo deste post é refletir sobre a ética e a responsabilidade, no cumprimento daquilo com que você se compromete.
Como todos sabem  o amigo secreto de natal foi um sucesso com 61 blogs participantes e felizmente apenas duas das participantes não cumpriram as regras e não assumiram suas responsabilidades para com suas amigas e como prometido tenho que expor aqui os nomes.

 
O blog http://kekaartesfeitoamao.blogspot.com,  não participou do amigo secreto, mas se comprometeu em outro assunto(sorteio que nunca enviou) e também não cumpriu com sua palavra e responsabilidade.

Espero que este post sirva de lição para muitas pessoas que se escondem atráz da invisibilidade da internet acreditando assim estarem acima da ética e da moral.


24 comentários:

  1. olá amiga...lindas palavras sobre a responsabilidade...penso como você.
    Eu estou muito chateada com essa situação,não só por não ter recebido o presente, mais também pela falta de satisfação de quem me tirou, seu que todos tem problemas, mais creio que a Alessandra poderia ter ao menos se explicado, se desculpado...era o mínimo que ela poderia ter feito. Tentamos contato ( eu e você)e esperamos e nada.Se não poder cumprir um compromisso, porque se compromete então?
    Desculpe amiga, sei que você não é responsável pelo ato dos outros...mais foi a primeira e ultima troquinha que participei...fiquei desapontada demais com essa situação.


    bjuss e obrigada

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lu!
    Aa isso é realmente muito chato,na troquinha que eu estava participando aconteceu isso bem comigo,E quem me pegou foi exatamente a dona do Blog Minha casa dos sonhos ou seja a organizadora,.e até hoje não recebi nada,mandeu tudo certinho,mas fiquei na mão,Agora fico receosa de participar de outras brincadeiras.
    Obrigada pelas suas palavras carinhosas no meu momento.
    Bjoos
    decorehouse

    ResponderExcluir
  3. Poxa, que chato. Eu vi no seu blog que teve essa brincadeira, mas nem cheguei a participar. É ruim, mas infelizmente temos que pensar que existe essa probabilidade e não podemos nos esquecer dela. Não é uma aceitação, mas tb não podemos confiar 100% nas pessoas as quais não conhecemos =/

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Oi Lúcia é muito chato chegar a esse ponto né?... mas, eu passei por isso uma vez, ganhei um sorteio no blog http://scrapbooksday.blogspot.com/ em Agosto ..olha só quanto tempo, mandei email, deixei recado e a pessoa simplesmente não dá satisfação. Já desisti..mas é bom todos saberem quando isso acontece, para que esses blogs irresponsáveis não fique fazendo as pessoas de boba.

    ResponderExcluir
  5. Olá, vim conhecer o seu blog e ao ler o post fiquei indignada com os blogs mencionados por vc, por não cumprirem com as suas responsabilidades. É impressionante e completamente injustificável o fato de alguém querer se dar bem sem pensar nos outros. Acredito que esses blogs devem ser divulgados sim, você fez muito certo e com certeza, não gostaria nem de ter uma visita dessas pessoas no meu cantinho. Espero que elas, depois do post, ou honrem com o compromisso ou simplesmente deletem o seu blog pois nós, arteiras, costumamos ser unidas. E posso dizer que se realmente tiverem vergonha na cara, não irão simplesmente ignorar. Se ignorarem é porque são pessoas pobres. Não de dinheiro e sim, de espírito. Um presentinho perdido é pouco perto do que elas perderam nesse momento. Pois falta de caráter sempre vem a tona, mais cedo ou mais tarde. Parabenizo você por ser tão correta e divulgar os nomes!!!!

    ResponderExcluir
  6. oi more,

    lindo texto...
    fiquei chateada um pouquinho sim, mas não tanto a ponto de uma próxima brincadeira que vc promover eu deixe de participar... porque a vida é assim, se umas se perde e muitas outras se ganha e eu ganhei a sua amizade, então pra mim já valeu.
    E quanto a participar de uma próxima brincadeira?
    Tô dentro é só me chamar, porque na minha opinião, o gostoso é a gente dar o receber é consequência....

    beijus

    @mara_deoliveira

    ResponderExcluir
  7. Lucia , tô contigo e não abro , eu graças a Deus mais do que um preente lindo ganhei uma amiga , adorei ! Mas , um dia desses ( mais ou menos um ês antes das greves do correio ) ganhei um sorteio , a moça me mandou o presente a duas semanas , e acredite , veio sem um embrulho e nem um recadinho ( desculpe mais carinho é o que masi importa) juro , nem dei bola para o presente que acabou perdendo o encanto tamanha forma indelicada com que foi tratado ... concordo com vc , responsabildade é muito importante ... bjimmmm querida mas sei que carinho e responsabilidade da sua parte dá e sobra .

    ResponderExcluir
  8. Lamentável mesmo!
    Eu amei a amiga secreta que me pegou!... mas acho que a amiga para quem mandei os mimos, a Tais, não gostou do kit que envie, só pode, porque ela nem me disse nada! Sei que ela recebeu pelo rastreamento dos correios, mas nem me escreveu falando alguma coisa... e olha que eu escrevi e-mail e deixei recado no blog, hein? confesso que fiquei um pouco chateada, já que separei cada item com bastante carinho... tudo bem se não gostou, mas uma palavrinha não era nada mal, nem que fosse um "recebi!" hehe!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga! Obrigada por sua visita ao meu cantinho. Realmente precisamos ser responsáveis por nossos atos, palavras, compromissos... precisamos agir de maneira correta para nos tornarmos pessoas confiáveis. O mundo precisa de gente assim, com qualidades. Tenha uma ótima noite e que Deus nos abençoe. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá,Lucia!
    Já participei de outra troquinha, recebi lindos presentes...O que enviei, até hoje não sei se quem recebeu, gostou...Fiquei aguardando e nada...Isso já faz um ano! Até fiquei um pouco receosa de participar da sua, mas arrisquei e tive muita sorte...Uma nova amiga eu conquistei, e a outra já era minha amiga de antes...Valeu!
    Uma pena alguém se comprometer e não cumprir...
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  11. Olá, parabéns pelo blog e ótimas palavras sobre responsabilidade. Agradeço sua visita.
    Já estou te seguindo
    Abraços
    Clara

    ResponderExcluir
  12. Amiga, meu post de hoje também é sobre esse assunto...passa lá http://casadebonecadecor.blogspot.com/2012/01/cade-meu-presente-desabafo-ou-protesto.html

    bjuss e um lindo fim de semana

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucia, é triste mesmo o acontecimento. E o que dizer diante disso neh? Eu adorei participar da brincadeira e o mais importante disso, ganhei a sua amizade e a da Jaluza. Adorei meus presentes, e procurei escolher com muito carinho tudo que enviei para minha amiga secreta seguindo corretamente as regras. Talvez essas meninas tenham uma ótima justificativa para isso e venham até aqui ou em seus próprios blogs se desculpar. Já visitei os blogs delas e confesso, fiquei sem nenhuma credibilidade.

    ResponderExcluir
  14. Lucia querida...obrigada pela visita.
    Você é uma fofa e não tem que se responsabilizar pelo ato de pessoas sem responsabilidade...depois do post que fiz hoje colocarei ou melhor....já coloquei uma pedra sobre esse assunto.

    bjuss querida

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  15. Lúcia, excelente o seu texto. Você falou tudo. É muito fácil responsabilizar as outras pessoas, as instituições mas nunca se sentir responsável por fazer nossa parte.
    Tenho por princípio não fazer "escondido" aquilo que não faria na frente de outras pessoas.
    Foi um ato de coragem e de responsabilidade você expor quem não cumpriu seu papel.

    abraços e tenha um excelente final de semana

    ResponderExcluir
  16. Cheguei aqui pela Vânia... já vou ficando pra seguir o blog e na torcida que essas situações não se repitam, ou se resolvam. Às vezes acontecem imprevistos, sim - mas o que chateia é a ausência de explicação, né? E, concordo, é algo que ensinamos para os filhos desde pequenos, nas pequenas coisas! Abs. Marion

    ResponderExcluir
  17. Puxa que bacana!Adorei o post...
    Ah!Obrigada pela visita no meu florzinha!!

    Beijos¨*

    ResponderExcluir
  18. Affffffffff..........menina que coisa chata, não?!!!

    Comigo já aconteceu também, mas graças a deus não me desistimulou a continuar a brincar.

    bjktas

    Sonia

    ResponderExcluir
  19. Disse tudo!

    Beijos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi querida, concordo plenamente com essa frase: " Mesmo as coisas certas têm conseqüências. O importante é saber que, para o bem ou para o mal, VOCÊ é o responsável por seus atos!" Obrigado por me citar em seu blog, mesmo que em diversar vezes eu te expliquei os motivos por não ter enviado, e mesmo que em diversas vezes conversamos por e-mail,acho que nunca deixei de te responder, não é? Não tem problemas, nem ressentimentos, continuo adimirando seu blog, e não se preoculpe, como ja havia lhe falado anteriormente, sua encomenda vai chegar. Forte abraço e 1000 desculpas... E eu sei que ninguém pode crescer na sombra do outro!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Lucia: passei justamente para avisar que fiz um post com as fotos do meu mimo recebido e adorado e pedir noticias sobre a amiga que enviei o meu presente pois passo no blog dela e não tem atualização a muitos meses!! Só gostaria de saber se ela recebeu... pois como as meninas já disseram não importa o presente em si mas o carinho e atenção que dispensamos ao fazer isto, ou seja se comprometer com a brincadeira. Mas o que importa é que a maioria foi correta e responsável. Parabéns a todas e espero poder participar de outras brincadeiras. beijos

    ResponderExcluir
  22. descobri hj seu blog e amei, vou visitar sempre eparticipar. bjs tou seguindo

    ResponderExcluir
  23. Oi Lúcia,
    Sinto muito pela minha amiga Vânia!! Gosto muito dela e sei que ela não merece isso...É decepcionante...Mas talvez a pessoa ainda se manifeste e tudo fica esclarecido. Dezembro é um mês corrido tanto que muitos blogs entram de férias, inclusive o meu ficou e so voltei a blogar agora em janeiro, mas fiquei observando a farra e alegria das amigas blogueiras que estavam participando da brincadeira, gostaria muito de ter participado mas não deu..Na época tava finalizando meu TCC e não tinha cabeça pra mais nada...E ainda tinha que ajudar minha irmã na lojinha dela. Foi um sufofo! Não fique triste com isso pense na alegria que você proporcionou para todas as outras participantes!!
    Um lindo final de semana pra você.
    bjus

    ResponderExcluir
  24. Oi, Lucia! Agradeço a vc a oportunidade de participar dessa brincadeira, ganhei duas amigas queridas e acho que esse é o grande barato das troquinhas... uma pena que nem todo mundo saiba aproveitar, né?

    bjo

    ResponderExcluir

Seu coméntário me deixa muito feliz!