segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

13º Desafio Blogueiras Unidas:
 
 
Anos dourados - 1969
Definitivamente o ano de 1969 foi um ano que entrou para a história do Brasil e do mundo, pois foi o ano em que eu nasci.(modesta eu!)

 
Foi  um ano no qual a guerra fria ainda imperava e que um dos seus principais símbolos estava no auge, à guerra do Vietnã;
 
Em 25 de outubro de 1969 - Médice Presidente

Três dias após ser reaberto, o Congresso Nacional, que esteve fechado por 10 meses, aprovou a indicação da Junta Militar e elegeu Emílio Gastarzú Médici como Presidente do Brasil. Foram 293 votos de todos os arenistas presentes contra 76 abstenções dos membros da oposição. Assim que soube da eleição, o general traçou planos de recompor a economia do país durante sua gestão, que ilustraria os “anos negros da ditadura”.
 
Sequestro do embaixador norte-americano no Brasil
1969 foi o ano em que o  Brasil vivia o seu pior momento da história, enquanto a história imortalizava o passo a frente da humanidade através de Neil Armstrong nós dávamos um enorme passo atrás com o pior momento da ditadura militar no país. Tortura, censura, terror, medo, caos, de um lado o governo militar que tudo podia do outro uma esquerda radical armada, tudo isso culminou no primeiro caso de sequestro de um embaixador no mundo, o sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick.
 
E foi nesse período conturbado que aconteceram vários eventos que acabaram entrando para história e que de alguma forma se repercutem até os dias de hoje. Perceber isso não é difícil basta ligarmos o rádio, acessarmos uma página na internet ou vermos a TV que nos damos conta que alguma coisa esta comemorando 40 anos, são 40 anos do homem na lua,
 
40 anos de Woodstock, do funk (o funk de verdade não aquela coisa carioca que é bem mais recente), da GAVIÕES DA FIEL (Timão EO!), etc. Pensando nisso eu resolvi pesquisar um pouco e encontrei vários acontecimentos datados de 1969, existe inclusive um filme chamado “1969 O ano que mudou as nossas vidas” estrelado pela Winona Rider, Kiefer Sutherland, Robert Downey Jr, entre outros.
 
40 anos do lançamento de 3 dos maiores discos da história do Rock
Nesse ano foi lançado o primeiro álbum do Led Zeppelin sendo reconhecidos por alguns como o primeiro álbum de Heavy Metal da história, a ópera rock Tommy do grupo The Who e um dos maiores sucessos de toda a carreira dos Beatles o Abbey Road.
 
O Brasil que vivia entre a Jovem Guarda e o Tropicalismo entrava em seu mais sombrio capítulo da história que ficou conhecido como “os anos de chumbo” o período mais repressivo da ditadura militar que teve início com o AI-5 em dezembro de 1969.
 
Exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil - foi em 1969
Um dos motes do governo nessa época era o “Ame-o ou deixe-o” e o “ninguém segura esse país”, então é de se imaginar que você tinha um pouco de tudo. Gilberto Gil e Caetano Veloso eram vistos como subversivos e após terem sido presos acabam sendo exilados no mesmo ano voltando ao Brasil apenas em 72.
 
Primeira exibição do Jornal Nacional e surgimento da TV Cultura
Independente do que cada um pensa sobre a Rede Globo algo que é inegável é a importância que o Jornal Nacional teve para as telecomunicações no Brasil. O Jornal Nacional foi ao ar em 1º de setembro de 1969 com apresentação de Cid Moreira e Hilton Gomes e foi o primeiro noticiário a ser transmitido ao vivo em todo o Brasil.

Lançamento do jornal O Pasquim
Não esse não é o jornaleco que faz parte da série Harry Potter, mas sim a maior publicação opositora ao governo militar lançada no país que sobreviveu até, mais ou menos, início dos anos 80. O Pasquim tinha pretensões bem modestas inicialmente, surgiu como uma publicação bem humorada de frequência semanal e de temática comportamental, mas à medida que o rigor do regime militar crescia aumentava também as criticas recheadas de ironia do Pasquim. Formado por um verdadeiro grupo de elite que foi composta por nomes famosos como Leila Diniz, Henfil, Jaguar, Paulo Francis, Millôr, Ziraldo, entre outros viu sua publicação saltar de 20000 para 200000 exemplares.
 
Lançamento do carro do ano
Galaxie "LTD" - 1969

Os dois bancos (ou sofás?) eram inteiriços e levavam, confortavelmente, seis pessoas (um pouco apertadinhas, até oito).
Além de direção hidráulica e ar-condicionado (ainda novidades), foi o primeiro carro brasileiro a ter câmbio automático.
O Ford Galaxie "LTD" deixou de ser fabricado  em 1982.
Sem dúvida, marcaram época na história da indústria automobilística do Brasil.



 Foi neste período  também que as roupas dos anos 60/69 marcaram época, renovando os conceitos da moda e assumindo uma postura desafiadora. Homens e mulheres abandonaram o estilo classico, para embalar na rebeldia proposta pelo rock n`roll.

1969 Foi o ano da Volta do Rei
A volta aos espetáculos No ano de 1969, Elvis retornou aos palcos, após 8 anos de afastamento voluntário do contato direto com o público. O lugar escolhido foi Las Vegas, onde passou a realizar várias temporadas anuais regularmente; aclamadas pela crítica e público.

Pois, a partir deste 1969, Elvis Presley amadureceria sua performance e tornar-se-ia um cantor experiente e com domínio cênico, além de ser avaliado como fantástico pela crítica da época, além de profissional e exuberante. E excêntrico, com suas roupas ainda mais extravagantes e estilizadas. O ano de 1969 também seria marcado por sessões de gravação muito produtivas e pela escolha de um repertório e equipe musical de grande qualidade.
 E assim fecho minha historia sobre o ano em que eu nasci 1969. Espero que gostem.
Beijos

17 comentários:

  1. Oi amiga querida!
    Adorei a postagem, parabéns!
    Obrigada por participar de nosso desafio!
    Minha internet está lenta como uma tartaruga!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    quero de coração agradecer a visita ao meu blog e por isso estou aqui retribuindo com carinho.

    Bela postagem.

    Volte sempre ao meu cantinho, serás sempre muito bem vinda!
    Beijinh♥

    ResponderExcluir
  3. Seja sempre bem vida.
    Como eu queria ser jovem nesta época.
    Teria vivido a juventude com mais qualidade.
    Beijos!
    Elaine.

    ResponderExcluir
  4. Oie obrigado pela doce visita, adoro qdo vc aparece no meu canto.
    bjus
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Oi linda obrigada pelo carinho no meu cantinho,parabéns adorei o post,lindas,amiga os produtos realmente são bons eu garanto,pois meus cabelos ficaram ótimos,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida! Tá lindo este post, cheio de coisas que eu não sabia. Agora, fala a verdade: este bolo de maçã, de outro dia aí, me atiçou, viu! Deve ter ficado muuuuuuuuuuuuito bom! Quero lhe desejar uma excelente semana, repleta das bençãos de Deus, de saúde, coragem, paz e muitas alegrias.
    No silêncio, coloque-se diante do Senhor. E quando realmente perceber que está diante Dele, não precisa dizer nada. Ele sabe de tudo que você precisa, bem como sabe tudo que quer dizer a Ele. Apenas contemple-O!
    Abraços.
    108 - http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola querida!

    Sempre fico feliz com sua visita, e estou aqui a saborear o seu maravilhoso café da amizade.
    Um abraço e muita paz!

    ResponderExcluir
  8. Oii Lucia!
    Fiquei contente que você gostou do blog! é bom encontrar as recicladoras inventoras que andam por aí! E já que tu convidou para tomar um café, aqui estou eu! euuheuhehuehhueuhee

    beijoos

    ResponderExcluir
  9. Olá Lucia, tudo bem?

    Adorei a sua visita, obrigada.

    Esse post ficou divino, quanta recordação linda.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela aula de história em que deu como gosto acho que a nossa história define quem somos, e revendo os do nosso pais e e outros foi muito gostoso, amei seu post, grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Lucia !!!
    Adorei!!!
    e viva os anos 60 mesmo com repressão....
    bjks

    ResponderExcluir
  12. Adorei. Você está com toda razão. Foi o ANO MAIS MARAVILHOSO, LINDO, FANTÁSTICO, COLORIDO e, o melhor o mês mais FABULOSO foi o de outubro, o mês que EUZINHA nasci(10/10/1969). Beijos

    ResponderExcluir
  13. Menina, e isso tudo aconteceu no ano do seu nascimento ?
    Você não é fraca não hein, até o Rei saiu do casulo para festejar ?
    Affão, que menina poderosa, rsrs

    Adorei o post, acredita que nunca vi o que aconteceu no ano do meu nascimento ??
    Vou ver, rsrs

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  14. Menina, viajei no tempo com seu post. Em 1969 eu tinha exatos 18 aninhos. Ia às matinés do cinema assistir os filmes do Elvis vestindo esse guarda roupa desafiador. Ouvia as músicas do Caetano, Gil, ia ao shows do Roberto Carlos e da Jovem Guarda,lia o"O Pasquim" e passeava de Galaxi. Foi o ano em que conclui o curso Normal, me formando professora. Ufaaa... e você acabava de vir ao mundo!!!
    Amei seu blog e sua proposta de tomar atitudes visando a sustentabilidade e consequentemente melhorando os problemas de nosso planeta.
    Já estou te acompanhando e virei sempre aqui conferir as novidades. Estou te esperando lá no meu cantinho.
    Beijos
    Chris
    chrisgifts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. oi Gbi
    nossa ! quanta coisa aconteceu em 69? foi gostoso de ler e relembrar alguns acontecimentos...
    bem legal teu post...

    bjos e bençãos pra ti

    ResponderExcluir
  16. Olá Lucia
    Adorei as fotos, agora a elegância das roupas dessa
    época, bem que podiam voltar.
    Ótima semana
    Beijo
    Roseli

    ResponderExcluir
  17. Ai , que divertido , amei ...mas que as mulheres tinham uma baita elegancia tinham , né ...

    ResponderExcluir

Seu coméntário me deixa muito feliz!